quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

"As crianças, mais do que teorias, precisam de exemplos"

 
"A necessidade que sinto de ensinar tantas coisas aos meus filhos às vezes atrapalha-se com as perguntas certeiras sobre dimensões imateriais da nossa existência. O lado palpável da nossa vida é de mais imediata apreensão. Não é preciso grandes explicações para demonstrar que a água sacia a sede e às vezes não é necessário justificar a autoridade que impõe que se deitem a determinada hora ou que lavem os dentes antes de dormir. Complicadas, complicadas são as perguntas que se referem à amizade, à bondade, à beleza… e, para os que incutem uma educação religiosa aos filhos, como é o meu caso, à existência e à presença de Deus no mundo. No mundo e, mais difícil ainda, nas nossas vidas! Como é que posso satisfazer o genuíno espanto e a natural incompreensão dos meus filhos diante da aceitação da divindade de Deus? Não é muito fácil convencê-los do que digo se me limitar a verbalizar as razões da minha fé. As crianças ouvem o que se lhes diz, claro, mas apreendem muito mais facilmente o que lhes mostramos. Falar-lhes de água não tem o mesmo efeito do que dar-lhes um copo para que matem a sede. "
Rui Castro (vale a pena ler o artigo completo: AQUI)