segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Prémio Pessoa 2014: Henrique Leitão

 
Depois de ter sido eleito membro efetivo da Academia Internacional de História das Ciências, em Paris (onde há mais de 50 anos nenhum português tinha sido eleito), entre muitas outras coisas,  foi anunciado este fim de semana que o professor Henrique Leitão era o vencedor do prémio Pessoa 2014.
Formado em física, é uma das figuras mais importantes na modernização da história da ciência de Portugal e a "personalidade em torno da qual se constitui uma escola de pensamento", diz o júri do prémio.
Por acaso, tive a graça, de conhecer o Professor Henrique Leitão (como a sua família) e de o ouvir em várias conferências, é um académico incrível, com uma enorme profundidade no que diz, mas sobretudo com uma enorme humildade, que tanta falta faz na academia portuguesa!
Das melhores recordações que guardo da minha vida universitária,  entre algumas exposições organizadas pelo Professor na Fundação Gulbenkian, foi ouvir, este cientista das ciências exatas, a falar sobre a fé.
Os meus parabéns, vão não só para o vencedor deste prémio, como para Portugal, que ainda tem capacidade de reconhecer os seus.

Sem comentários: