sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Há mais mundo para além da crise

Crise, crise, crise, é sem dúvida a palavra mais ouvida nos Noticiários Televisivos, mais lida nos nossos Jornais, e mais ouvida em alguns dos outros meios de comunicação social, nomeadamente nas Rádios Portuguesas. Senhores Jornalistas, um apelo, os Portugueses estão cansados de ouvir falar em crise. Os Portugueses sabem que há mais vida para além da Crise, e os Portugueses querem boas notícias, notícias de esperança, notícias que nos façam sorrir e acreditar que o mundo é bom, que ainda há pessoas boas, que acontecem todos os dias pequenos e grandes milagres na história da Humanidade. Notícias que nos façam lutar, que nos façam acreditar que a vida vale a pena apesar de toda a crise.
Lanço um desafio às nossas televisões, às nossas Rádios e aos nossos Jornais, no fundo aos nossos Jornalistas: que descubram e que divulguem boas notícias. Se está mais que provado que somos muito influenciados pelo meio que nos rodeia, por tudo o que ouvimos e lemos, então não será difícil constatar que ao sermos constantemente confrontados com notícias tristes, notícias deprimentes, essas notícias causam sentimentos de medo, angústia, desespero e culpa em muito boa gente que absorve como esponja, qual criança indefesa.
Queremos um povo deprimido Srs Jornalistas? Queremos um povo receoso, um povo sem esperança? Que tipo de cultura queremos nós criar nos Portugueses? Não somos nós um povo lutador? Um povo descobridor? Um povo que venceu batalhas, que conquistou o mundo? Que passou cabos e tormentas e se fez à vida?
Pois bem Srs. Jornalistas, convido a todos e todas a cooperar nesta certeza que há mais mundo para além da crise, obrigada,
 
Alexandra Chumbo
 

4 comentários:

Ana disse...

Alexandra, manda para o Correio da Manhã! É verdade, muito. Mas está provado que, em Portugal, isso não vende. Boas notícias queremos ver nos nossos amigos, família, trabalho. Não queremos pagar para ver as boas notícias dos outros, a não ser que isso nos implique indiretamente (Jornal de Negócios, mercados sobem e com ele sobem as minhas ações). Mas de certeza que só eu acho isto dos portugueses. Quero emigrar!

alexandrachumbo disse...

Querida Ana, vou dar 3 boas notícias no dia 20 de novembro, tv2 sociedade civil, vamos ver se consigo "cativar" os portugueses!

Ana disse...

Não vou perder!

alexandrachumbo disse...

Sabes querida Ana, acho que os portugueses querem, o que "lhes dão" se lhes dão a casa dos segredos e programas degradantes do género é isso que veêm e que gostam, se lhes derem outros, aos poucos são os que irão apreciar, estou em crer que isto é verdade. E o mesmo se passa com as notícias, se estão sempre a ouvir notícias chatas e más são essas que apreciam e gostam, se se habituam a ouvir coisas boas, passado algum tempo não vivem sem elas...