sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Sabedoria de William Shakespeare

Depois de algum tempo percebes a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E aprendes que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começas a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. Acabas por aceitar as derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. E aprendes a construir todas as tuas estradas de hoje, porque o terreno do amanhã é incerto de mais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

Depois de algum tempo aprendes que o sol queima se te expuseres a ele por muito tempo. Aprendes que não importa o quanto tu te importas, simplesmente porque algumas pessoas não se importam... E aprendes que apesar da bondade que reside numa pessoa, ela poderá ferir-te de vez em quando e precisas de a perdoar por isso. Aprendes que falar pode aliviar dores emocionais. Aprendes que se leva anos a construir a confiança e apenas segundos para destruí-lá, e que podes fazer coisas das quais te arrependerás para o resto da tua vida.

Aprendes que grandes amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E que o que importa não é aquilo que tens na vida mas quem tens na vida. E que bons amigos são família que pudemos escolher. E aprendes que não tens de mudar de amigos se compreenderes que os amigos mudam. Percebes que o teu melhor amigo e tu podem fazer qualquer coisa, ou nada,  e terem bons momentos juntos.

Descobres que as pessoas com quem mais te importas na vida são levadas de junto de ti muito depressa, por isso deves despedir-te sempre das pessoas que amas com palavras carinhosas, pode ser a última vez que as vês.


Aprendes que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começas a aprender que não deves comparar-te com os outros, mas com o melhor que podes ser. Descobres que se leva muito tempo a tornar-se a pessoa que se quer ser, e que o tempo é curto. Aprendes que não importa onde já chegaste mas para onde estás a ir. 

Aprendes que ou controlas os teus atos ou eles te controlarão a ti, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados. 

Aprendes que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as consequências. Aprendes que paciência requer muita prática. Aprendes que algumas vezes a pessoa que esperas que te empurre é das únicas que te ajudam a levantar.

Aprendes que a maturidade tem mais que ver com o tipo de experiências que se teve e com o que aprendeste com elas do que com quantos aniversários celebraste na vida. Aprendes que há mais dos teus pais em ti do que imaginavas. 

Aprendes que quando estás com raiva tens direito a estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobres que só porque alguém não te ama da maneira como queres que te ame, não significa que essa pessoa não te ama com tudo o que tem, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como o demonstrar.

Aprendes que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes tens de aprender a perdoar-te a ti mesmo. Aprendes que com a mesma severidade com que julgas poderás ser condenado. Aprendes que não importa em quantos pedaços o teu coração foi partido, o mundo não para para que o consertes. E aprendes que o tempo não é algo que possa voltar para trás.

Portanto...planta o teu jardim e decora a tua alma, em vez de esperar que alguém te traga flores. E aprendes que realmente podes suportar, que és realmente forte, e que podes ir muito mais longe, depois de pensares que não podes mais.

Após algum tempo percebes que a vida tem valor é que tu tens valor diante dela.



6 comentários:

MarianaT disse...

muito bom rosas!

Dita disse...

LINDO!
Gostei especialmente desta parte:
"Aprendes que grandes amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias."

Ni disse...

que estouro rosa! adorei! nao consigo parar de ler!!

Ni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ni disse...

que estouro rosa! adorei! nao consigo parar de ler!!

Ni disse...

que estouro rosa! adorei! nao consigo parar de ler!!