terça-feira, 30 de outubro de 2012

Caro Franky, sabia que...

Carta de um sócio do Sporting ao novo treinador:

"Caro Frank, permita-me trata-lo assim é mais fácil para mim !!

Queria desejar-lhe as boas vindas e ao mesmo tempo, dedicar meia dúzia de palavras, para o Senhor ficar com uma ideia que clube o contratou e para o qual acredito vai dar o seu melhor !!
Pois caro mister antes porém, sei quem o senhor foi com futebolista, sei que pertenceu a uma das melhores gerações do futebol Belga e a uma equipa e selecção de top Europeu !!
Sei quais eram as suas características enquanto jogador, sei inclusive que na época provavelmente só os holandeses se equiparavam na beleza do vosso futebol de ataque !! Uma delícia para os olhos !!


Quis os destino que o Frank se cruzasse com o meu Clube, conhecido é certo no panorama Europeu, mas de certeza absoluta (infelizmente) nem sempre pelas melhores razões, embora algumas sejam muito boas, como a formação e alguns jogos bem conseguidos na Europa com equipas de renome mundial !!
No entanto a grandeza do Sporting é muito maior do que aquilo que aparentemente transparece e que por muitos motivos, que não vale a pena (para agora) estar a explanar. não tem tido a expressão que merece e que essa mesma grandeza exige !!
Sabia que o Sporting tem um sócio eterno ?? Pois é verdade !! É o sócio nº 3 Francisco Stromp, que simboliza a Alma Sportinguista !!
Sabia que o Sporting teve provavelmente o melhor avançado centro do mundo?? Pois é verdade !! Chamava-se Fernando Peyroteo e tem a média incrível de 1,60 golos por jogo !!
Sabia que o Sporting teve o primeiro jogador seleccionado para uma selecção europeia ?? Pois é verdade !! Chamava-se Travassos e ficou conhecido por Zé da Europa, precisamente por esse feito !!
Sabia que o Sporting teve (entre muitos) os 3 melhores GR de todos os tempos (portugueses) ?? Pois é verdade !! Azevedo; Carlos Gomes e Damas e tudo indica que vai ter o 4º ou seja Rui Patrício !!


Sabia que o Sporting teve uma das melhores equipas Europeias de sempre ?? Pois é verdade !! Foram alcunhados os 5 violinos, pela sua frente de ataque constituída por: Albano; Jesus Correia; Vasques; Travassos e Peyroteo e em 10 campeonatos ganharam oito !!

Sabia que além de Ronaldo e Figo o Sporting há cerca de 20 anos é o fornecedor crónico da selecção portuguesa, com jogadores formados por si ?? Pois é verdade mais de metade dos seleccionáveis são formados pelo Sporting !!

Sabia que o Sporting é muito mais que um clube de futebol ?? Pois é o clube mais ecléctico de Portugal e o 3º da Europa, só suplantado pelo Barcelona e Real Madrid, não tendo um décimo do orçamento dos colossos espanhóis !!

Sabia que o Sporting tem mais de 3M de adeptos espalhados pelos quatro cantos do mundo ?? Pois é verdade !! Caro Frank e aqui reside o seu maior património, os adeptos do Sporting são provavelmente dos mais fiéis e apaixonados do mundo !

O Sporting é muito mais que uma simples simpatia caro Frank !! Os adeptos do Sporting (maioritariamente) fazem do Sportinguismo uma maneira muita própria de estar na vida, ser Sporting tem características muito próprias !! A ligação dos adeptos ao clube é feita de Esforço; Dedicação e Devoção, esperamos que nos ajude a encontrar a Glória !!


Sabemos que não está (infelizmente) nas suas mãos e muito mais é preciso que um bom técnico, mas fico na esperança que perceba em que clube está e quando falar com os jogadores transmita que vestir a camisola verde e branca com o símbolo do Leão junto ao coração é um privilégio mas também uma responsabilidade acrescida, porque em disputa está muito mais que um simples jogo de futebol !!"

Saudações Leoninas !!


Frank Vercauteren (sentado atrás de mim durante o jogo de ontem)

Sporting, um clube que personifica a luta do começar...e recomeçar! Na verdade, se fosse uma luta fácil isto não tinha piada nenhuma. Porque como diz o hino do clube, "muita fé no coração, o sportinguista é assim!"

Sem comentários: