quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Amizade a pedido

Para definir o conceito de amizade de uma forma simples, sem grandes pretensões, eu diria que a verdadeira amizade reside no querer o bem do outro. Querer o bem do outro a todos os níveis, a nível físico, a nível mental, a nível espiritual, enfim, querer que o amigo, a amiga, seja feliz, realizado, bem sucedido, autónomo dentro das suas possibilidades.
Ora, para "cuidar" o outro é preciso olhar o outro, é preciso estar, é preciso "tocar", e isto não se consegue fazer via telemóvel, via redes sociais, via sms e afins.
Ser amigo verdadeiro, implica conviver, implica partilhar o mesmo espaço físico, implica ler no olhar, escutar o coração, coisas impossíveis de executar em frente a um monitor ou através de teclados complexos.
Os amigos ajudam-nos, equilibram-nos, fazem-nos crescer como pessoas, enriquecem-nos. Os amigos permitem que o nosso ego suba quando os podemos ajudar, quando os podemos escutar, e contribuem para a nossa auto-estima mais que qualquer revista ou programa de televisão.
Os amigos verdadeiros sentem saudades de estar juntos, e embora muitas vezes não possam olhar-se tanto quanto gostariam, não abdicam de se ir cruzando pelas frestas de uma vida ocupada e mirabolante.
 
Amigos no Facebook? Contactos de telemóvel? Temos muitos sim... mas não conseguimos olhar todos nos olhos...
 

Sem comentários: