quinta-feira, 9 de agosto de 2012

As melhores cenas do cinema: Cassablanca


Vou falar-vos de CINEMA! Como algumas (ou não) já sabem: adoro cinema! E no verão não existe nada melhor que depois de um passeio à beira-mar (dos Açores), chegar a casa, ver um bom filme acompanhada por...... pipocas!
Eu aprendi a ver cinema com o meu avô materno, sim porque o cinema aprende-se a ver, a apreciar cada cena, a fotografia, a cor, as falas e claro a musica! O meu avô Francisco têm uma colecção de filmes fantástica, são aquelas coisas que os avôs costumam ter em casa, bons livros, bons filmes e chocolates!
"As melhores cenas do cinema" será um conjunto de cenas boas de bons filmes e será também  propostas para as suas, minhas, nossas, noites de verão!
Começo com um clássico: Casablanca, que história de amor. Na verdade Casablanca é daquela época do cinema em que o cinema falava de amor, em que tudo fazia sentido até ao momento esperado do beijo!
O guarda roupa de Ingrid Bergman, que estilo aquilo sim é uma mulher e o charme inigualável de Humphrey Borgat.
Talvez porque antes preocupava-se mais com o que se põe dentro da cabeça do que dentro dos pulmões, Cassablanca faz parte daquela geração de filmes em que todos os actores em cena fumam e não faz parte daquela geração de filmes em que todos os actores em cena aparecem em cenas explicitas de sexo. Ali o amor é mesmo amor, ainda não é o amor de Hollywood.
Lembro-me sempre do Avó Francisco contar que quando foi assistir ao cinema de Angra do Heroísmo ainda se vivia muito as questões ideológicas e politicas representadas no filme e que durante a cena que cantam La Marseillaise, o hino francês toda a plateia da sala do cinema levantou-se e cantou juntamente, com palmas no final e tudo!

No fim acaba bem, pois o amor vence à paixão!

Sem comentários: