quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O que me tranquiliza


é que tudo o que existe
existe com uma precisão absoluta.

não para nos cravarmos na ignorância e ficarmos mudos a ver os dias passar, mas simplesmente para constatarmos que o que podemos fazer é sempre pouco num total que tende para o infinito; que podemos sacudir, mas nunca interferir com a perfeição com que fomos criados.

o que for do tamanho de uma cabeça de alfinete
não transborda nem uma fracção de milímetro
além do tamanho de uma cabeça de alfinete
tudo o que existe é de uma grande exactidão.

hoje, no meio de tanta boa disposição e simpatia, baixa o tom e diz entre lábios “doutora, é que eu fiz uns abortos, sabe…” E isto, ao quarto dia de internamento, fez-me encaixar uma peça no puzzle daquela mulher: acabamos desarmados quando remamos no sentido contrário. Tristeza é o que fica, mas convenientemente camuflada com paroxetina.
 
pena é que a maior parte do que existe
com essa exactidão
nos é tecnicamente invisível.
 
talvez fosse mais fácil: eu saberia o que eles têm de doente, ela saberia o que levava no útero; sabia a molécula, sabia a sinapse, sabia porque é que está triste e porque é que não dorme. Sabia várias coisas mas, mesmo assim, sabia o essencial? O que é isto de estarmos aqui “plantados” que advém de nos equilibrarmos na “planta” dos pés?
 
A exactidão das coisas: o que nos dá o rumo é exterior a nós e não depende da nossa loucura. É uma âncora. É uma conversa amena que, às vezes, não é fundamental entendermos.
 
o bom é que a verdade chega até nós
como um sentido secreto das coisas.
nós terminamos adivinhando, confusos,
a perfeição.


Poema de Clarice Lespector “Precisão

4 comentários:

Catarina Nicolau Campos disse...

Kika, querida, que texto tão bonito e tão verdadeiro!! Mesmo! A impressão de Deus no Homem acaba sempre por falar mais alto, e isto acontece com tudo.
Um grande beijinho!
(Hoje no meio do trânsito lembrei-me muito de ti porque ouvi os Kansas, "Dust in the wind". Lembras-te?)

kika disse...

Catarina obrigado pelo teu comentário tão querido! eu lembro-me SEMPRE de ti e da Suelie quando oiço essa música!!! que miúdas eramos!
Estou a fazer pressão para conseguir ficar na CUF Descobertas em Março, mas vai ser por sorteio, vamos lá ver.. Beijinhos!!

Maria disse...

Kika! Continua a escrever, sim? Obrigada! Gosto imenso do que escreves, da tua experiência, do que vejo de ti nas coisas. Um beijinho blogueiro.

kika disse...

Querida Maria! muito obrigado pelo incentivo!
Vou continuar sim! continue também a passar por aqui :)
Um beijinho grande