sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Foi assim há 2 anos...Parte II

As portas de Sé abriram-se e de imediato se começou a ouvir o "Laudate Dominum", de Mozart, cantado por uma solista do São Carlos. O coro era formado por membros do coro do São Carlos, da Gulbenkian e amigos nossos. Qualquer coisa do outro mundo, mesmo.
E a pressa de entrar foi tanta que o meu Pai esqueceu-se de tirar os óculos de sol...


E foi assim que me senti naquela que foi, para mim, a mais bela Missa da minha vida. 
A Missa, para os católicos, é a actualização do maior acto de amor alguma vez cometido: e naquele dia, respirava-se Amor.
Entrei e as lágrimas vieram-me logo aos olhos, porque a Sé estava cheia. Cheia de amigos, família, uns de sorrisos rasgados, muitos deles entre lágrimas igualmente. Depois, olhei para o altar e emocionei-me ainda mais: de todos os sacerdotes convidados, só faltaram 2 e o altar estava cheio e lindo também. Não só as minhas amigas choravam copiosamente, mas também os rapazes, acólitos, que assistiram a toda a cerimónia in loco, mesmo à nossa frente. E os sacerdotes, que até os fotógrafos conseguiram captar.
Tenho para mim que o choro é uma forma do corpo dizer que está a sentir algo que é tão forte, tão forte, tão forte, que não cabe dentro de nós, porque é maior que nós. Naquele dia, foi o Amor.


Cheguei e fui para o lado do Miguel. 
A Missa prosseguiu e tudo foi belíssimo: a homilia emocionante do Padre Hugo, que tremia enquanto nos segurava as mãos, o coro que nos levou ao Céu, os olhares amorosos dos nossos amigos.

















Depois do Consentimento, ouviu-se o Avé Maria tão Pura, cantado pela nossa Carminho, e passei para o lado direito do Miguel. Dizia o salmo "À vossa direita, Senhor, está sentada a Rainha do Céu". E a mulher passaria a estar à direita do seu senhor. O Evangelho foi o Magnificat, que caracteriza na perfeição este dia, e que também foi cantado no ofertório, pelas mãos de Palestrina e do coro que tão bem o interpretou 





Antes da bênção final da Missa, foi a Consagração dos Noivos a Nossa Senhora, na Festa da Assunção, e a entrega do Bouquet a Nossa Senhora da Conceição, uma imagem secular que pertence ao Tesouro da Sé e que o Cónego Luís Manuel quis amavelmente trazer para o altar para esta nossa celebração.


A oração de Consagração, lindíssima, foi a oração feita pelos meus avós maternos, Avó Santa e Avô Fernando (de quem já falei neste blog), no dia do seu casamento, no ano em que celebraram 50 anos do seu Matrimónio. Um texto numa linguagem que já não se vê nestes dias, um cuidado na forma de escrever e de amar.


Sublime Senhora, que antes de ser Senhora  fostes menina,
antes de ser Mãe fostes filha, antes de ser Esposa fostes noiva, 
e diante do anjo do Senhor, aliastes ao perfume da flôr da laranjeira
ao fruto do vosso ventre sagrado a coroa de lírios da pureza virginal
E assim levastes Deus a fazer um milagre suavíssimo, 
em que os lírios se fizeram rosas sem deixarem de ser lírios,
A fim de serdes glorificada por todas as gerações - Virgem, Esposa, Mãe - como resumo da mulher perfeita,
Ensinai-nos aos dois a amar-nos como Vós amastes José e José Vos amou a Vós -oh noivos exemplares!

Senhora do Amor Formoso, fazei-nos compreender que o amor cristão é, primeiro que tudo,
União das almas em espírito e verdade; sem suspeitas, desconfianças, nem temores; 
Um santo abandono, uma entrega em que nos trocamos em mútua comunhão

Oh Mãe Amável, fazei que o nosso coração seja um turíbulo de onde suba em aroma delicioso
o incenso e a mirra do nosso egoísmo queimado, inebriando cada um de nós com a felicidade do outro

Oh Aragem Nívea das Alturas, que não viram pecado, ajudai-nos a não cair em tentação, mas livrai-nos de todo o mal, para que o fruto do nosso amor - como o do vosso -seja bendito! Amén

No final, a Sacristia encheu-se de gente e os abraços emocionados multiplicaram-se. A festa tinha começado!!







Ao todo, 10 padrinhos!!






Algumas HEart's!!

Outras HEart's!! 




NOTA: a decoração da Igreja foi toda feita por nós e pelos nossos amigos. Na véspera, fomos ao mercado da Ribeira, trouxémos as flores que queríamos e passámos o sábado na Sé entre tesouras, folhas e flores. Tínhamos uma equipa de protocolo feita de amigos que, entre outras coisas, tratou de colocar os arranjos feitos no dia anterior em todos os bancos e pilares da Sé no próprio dia...


TO BE CONTINUED...


5 comentários:

alexandrachumbo disse...

Que lindo catarina... gosto muito de ler estas coisas! fez-me lembrar o meu claro... quando fizer aniversário de casamento também escrevo qualquer coisa! Parabéns pelos 2 anos, que eles se multipliquem por todo o sempre! Beijo *

Maria disse...

Obrigada querida Catarina por partilhares connosco estas maravilhas e, de permeio, dizeres coisas tão bonitas sobre o amor que vão animar as pessoas a perceber a maravilha que é. Um com uma "forever"... não é? Beijinho da Maria

Catarina Nicolau Campos disse...

Obrigada Princesa! Sim, escreve please!! Eu fiz isto porque gosto imenso de ler sobre estas coisas e acho que é sempre bonito! Obrigada e um grande beijinho!!

Catarina Nicolau Campos disse...

É mesmo, Tia!! Espero bem que sim!! O Lopo, padrinho da Pipoca, no dia do nosso casamento mandou uma mensagem aos dois que dizia só isto: "Bife do mesmo bife."
Achei um piadão, e é isto mesmo ; )
O próximo post vai ser sobre o copo d'água e depois conto a lua-de-mel ; )
Um beijinho grande

Jorge Ramiro disse...

Eu realmente gosto dos casamentos. Porque as pessoas estão muito felizes em os casamentos. Quero parabenizá-la! Foi festa muito agradável. E foi também um belo dia com muito sol. Eu gosto do sol, mas para proteger meus olhos uso óculos hb.