sábado, 21 de julho de 2012

Projecto Açores' 2012

O que fazes este Verão?
Há uns tempos, não muito longínquos, ensinaram-me que o tempo de férias e de descanso não é um tempo para “estar sem fazer nada”, mas sim um tempo para mudar de actividade.
Para ler aquele livro que tanto desejávamos, para viajar, para dar aquele passeio, para ir ao mar (dos Açores), para fazer exercício, para pôr o diário em dia ou até mesmo para mudar a cor da sala etc..
Desde alguns anos que tenho participado em alguns projectos de voluntariado durante o meu Verão.
Alguns destes mudaram-me a vida, como o projecto internacional, em África, o PROJECTO CABO VERDE.
Este ano, com mais responsabilidade nacional, no sentido que Portugal precisa de nós, juntei-me a um grupo de amigas, do Clube Darca, e vou para os Açores (a minha terra) fazer voluntariado! Uma espécie de “Volunturismo”, em que vamos passar metade do nosso dia a trabalhar com idosos, crianças e talvez deficientes, e aproveitamos a outra metade para conhecer a ilha de São Miguel.
Somos 14 Universitárias, a maior parte não conhece os Açores, vamos descansar, viajar, conhecer Portugal mas sobretudo vamos ajudar quem mais precisa.
PROJECTO AÇORES é dar oportunidade de fazer férias com generosidade, são as nossas férias, mas o nosso tempo passa a ser do outro.

4 comentários:

Anónimo disse...

Querida Margarida Benedita, durante o tempo de faculdade juntava-me com as Irmãs Doroteias e lá ia eu fazer voluntariado nas férias. Preveligiava as férias com a família mas os 15 dias com as Doroteias não podiam faltar. Adorei as experiências, conheci muitas pessoas, muitos testemunhos, deixei um bocadinho de mim e hoje sou melhor pelo que fiz. E agora, moça trabalhadora e crescida (embora conte apenas com 25 anos ;) ) fico triste por só ter direito a 20 dias de férias por ano pelo que faço apenas férias em família mas durante o ano tento fazer voluntariado. Deixo-a (vos) com uma frase linda:
"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós, deixam um pouco de si, levam um pouco de nós". Que assim suceda com a Margarida e com todos os que deixam tudo e seguem o PAI. Que Deus vos acompanhe. Paz e bem.

Maria disse...

Pois é querida Dita: gostava eu de aqui deixar uma frase bonita mas ... só consigo lamentar veementemente que esse projecto seja só para Universitárias. Sei lá... de repente fiquei com inveja (e estou verde mesmo). Também queria ir. Pronto! Gostava muito de deixar uma frase bonita, mas é isto que consigo dizer. Desculpem lá qualquer coisinha, sim? Para a próxima podem convidar as tiazinhas? Também precisamos...

Clara F disse...

Estes projectos de Voluntariado são mm excelentes! Super organizados, óptimas pessoas, óptimo ambiente,... Enfim, digo-vos apenas q são Projectos a não perder! Tb fui a esse de Cabo Verde e foi um espectáculo! Vale a pena fazer parte, sem dúvida nenhuma! =D

Dita disse...

Obrigada a todas! Correu muito bem, foi um sucesso :)
Obrigada Anónima pela frase e pelo testemunho!