terça-feira, 21 de abril de 2015

beijos e fotografias

Por estes dias, na minha pequena cidade do Heroísmo há uma exposição fotográfica, intitulada "A Magia de um beijo" (o que é que eu podia estar à espera... só o nome arrepia o bom gosto).
Desta forma na Praça Velha, centro histórico, estão espalhadas algumas fotografias de beijos
Desde que me conheço por gente, gosto muito de fotografias, foi o meu avô que me ensinou a mexer na máquina fotográfica, explicou-me o que era a luz e a contraluz, a importância de carregar no botão no momento certo sem hesitar e sem medo, também tivemos a sorte de conviver com uma das grandes fotógrafos, Ana Esquivel, e ainda em nova viajei nos livros de Sebastião Salgado. Colecionava as melhores fotografias do século XX, cheguei a aprender a revelar manualmente, entre muitos não saia de casa sem a máquina. 
Mas nesta dita exposição, entre algumas chapas pode-se ver um quase beijo na boca de dois homens e um beijo na boca entre duas crianças com 12 anos no máximo, o que me irrita é que estas fotografias não têm valor artístico nenhum, zero, a única razão para lá estarem é para chocar e isso chateia-me, estes pequenos ditadores modernos que acham que são artistas, já não se contentem com o facebook onde podem publicar todos os seus disparates e autointitular arte, porque que os tipos têm que vir para cima de nós?
Como aquele "pintor" que mandou a filha pequenina pintar um quadro e meteu todos os críticos a elogiar: A arte moderna gosta de chocar e eu gosto que a arte choque, mas por favor tenham técnica, tenham alma e sobretudo tenham a beleza, a irreverencia por si só deixa de fazer sentido depois da adolescência.
Por fim, estas exposições "rebeldes" é nada mais do que assassinar o trabalho de Robert Doisneau ou Alfred Eisenstaedt... 
É por eu gostar muito de fotografias e por gostar muito de beijos, que não gostei desta exposição.
Querem beijos a sério, espontâneos, sem agendas ideológicas, somente com paixão? Querem fotógrafos a sério, artistas que procuram ser originais sem forçar as opiniões?
Aqui ficam alguns:
 





 

Sem comentários: