sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Os sete desvirtuosos

Sim, era aquele. Era exatamente com aquele que eu me identificava, mesmo havendo outros. O certo era que, com este, eu me via e ao dia-a-dia do meu quarto. Este era aquele que finge que limpa, finge que arruma. Mas depois havia o que dorme, só dorme e sofre de preguicite aguda. E depois o que tem mau feitio. E depois o envergonhado e diz-se que só há vergonha quando nem tudo está nos conformes.


Das coisas que me ficaram na cabeça, depois de ver aquele filme, foi a cena em que um dos anões varre o pó da sala para debaixo do tapete. Era mini e muita coisa entrava sem aviso e assentava diretamente na cabeça – se os anõezinhos fazem, deve estar moralmente certo (!). Mas aquilo.. Nunca aceitei muito bem e quando pensava em fazê-lo, nas lides domésticas dos 13 anos, tinha um feeling que ainda ia acabar por sair caro e ter mais trabalho – varrer + levantar tapete + viver com o pó + desistir da ideia + sacudir tapete + voltar a varrer + ir buscar a pá + descasca.


Tenho pensado sobre isto. Não especificamente sobre os sete anõezinhos e as suas sete preguicites, que longe vai o tempo em que pensei ser a feliz contemplada com um trevo de 4 folhas e o pote de ouro. Mas aquele anão tem-me feito pensar. Pelas vezes em que arrumo mas não arrumo. As coisas dançam, saem dos sítios, são limpas, ganham um novo espaço, tudo! Mas continuam desarrumadas. 

E depois lembrei-me daquilo que, deliberadamente, desconhecia. Que nunca haverá arrumação, e entenda-se, ordem, se não há UM espaço inteligente para cada coisa e se cada coisa não tiver UM espaço próprio. E tem-me feito ganhar anos de vida. É chato, chatíssimo, nem imaginam (?). 

Ter que levar cada coisa para o seu sítio quando eu gosto tanto do verbo 'pousa aí'.

Mas dá-me anos de vida quando, ao precisar de qualquer coisa, sai um 'sei exatamente onde está'!

2 comentários:

Ini Vaz Pinto disse...

Hihih. Beijinho grande desta tua Branca!

alexandrachumbo disse...

a minha avó que Deus tem dizia-me sempre, "cada coisa tem seu lugar e cada lugar sua coisa" :)