quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Olhos nos olhos

Acontece-me muitas vezes cruzar o olhar com pessoas que vão na rua, que olham também para mim. Acho que isto é normal, penso que deve acontecer a muita gente. O que eu não sei é se toda a gente faz os mesmos raciocínios em sequência destes olhares, que a mim dão-me sempre muito que pensar. Em primeiro lugar, é estranho mas simpatiza-se com aquela pessoa através do olhar, ou não se cria empatia de todo. É verdade que não se sabe nada dela (não estamos aqui a falar daqueles olhares "acho que conheço esta cara de algum lado"), mas através do olhar, da forma de estar, da aparência, ou se gosta ou não (superficialmente claro) daquela pessoa.
O criar esta empatia "no minuto" não tem grande explicação, eu pelo menos não consigo estabelecer aqui nenhuma lógica...
Na fracção de segundo seguinte, invadem a minha mente questões muito variadas acerca daquela pessoa como quem é, como se chama, para onde vai, onde trabalha, é casada ou não, tem filhos, qual a sua religião, pratica desporto? tem hobbyes? gosta de...? Será por ser Psicóloga que isto me acontece? Faz-me lembrar os tempos da faculdade onde nos entretinhamos em alguns contextos a imaginar que as pessoas que nos rodeavam eram loucas... era divertido, iamos no metro, por exemplo, e escolhiamos "uma vítima", depois apenas observávamos o comportamento discretamente, e riamos sem fim, porque a bem dizer, de louco, todos temos um pouco.
Hoje, mais uma vez, como em tantos dias, tive um cruzar de olhares, daqueles olhares que sorriem para nós, em fracções de segundo e que se calhar nem se aperceberam que nos sorriram.
Às vezes gostava de saber mais das pessoas, e aí, olhar para elas seria diferente...

3 comentários:

Olhar profundo disse...

Acho que essa característica é de pessoas que observam tudo, que estão atentas à vida e aos outros... Tb sou assim. Adoro!!

E quando falamos com alguém apenas com o olhar? Será que estamos apaixonados por essa pessoa?
E quando vemos alguém e ficamos com borboletas na barriga?? É paixão???

alexandrachumbo disse...

ah ah ah ah depende! não podemos generalizar...

Maria disse...

A mim também me acontece! Mas é pior que tudo isso! Imagino de onde a pessoa é, o que faz, o que estuda, se tem filhos, como são, como é o marido, os pais, os irmãos, do que gosta.... Enfim!!!! Imaginem um romance à distância de uns minutos!!!!!!!! Depois... fico sem saber e gostava de saber. Outras vezes, consigo saber e confirmo algumas coisas, normalmente é assim, como eu imaginei...