terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Autocolante

No sábado quando ia trabalhar, à minha frente na portagem parou um carro que tinha um autocolante vermelho atrás que dizia "Mostra ao teu problema o tamanho do teu Deus".
À medida que passava a ponte ia-me lembrando de amigos, de pessoas que conheço e seus problemas. Eu penso imenso nas coisas, e penso que isto é muito feminino, estamos sempre a pensar, o nosso cérebro não pára 1 minuto. Rapidamente na minha cabeça se iam estabelecendo ligações, baseadas em lembranças de vários factos e pessoas, em variadissimos contextos diferentes, mas com um denominador comum: de facto, aqueles que acreditam em Deus, que vivem desprendidamente nesta terra, e que têm o Céu como horizonte, incorporam e gerem os problemas com outra capacidade de encaixe. Infelizmente não posso particularizar situações, mas elas são tão presentes e tão reais na minha cabeça, que me permitem fazer a afirmação fatal: "É mais fácil lidar com os problemas se somos amigos de Deus".

Acreditar no divino é inesperadamente algo muito humano, humanizador, humanizante. Acreditar ajuda-nos a superar, a aceitar, a amar inclusivamente um problema, um defeito, uma coisa chata. Quantos problemas, quantos inconvenientes da vida não se vieram a revelar como coisas boas, construtivas, educativas para cada um de nós?

Conclusão, aquele autocolante "berrante", à primeira vista "foleiro" fez-me pensar naquele instante, ou reforçar mais uma vez, que de facto quando a amizade com Deus é grande, isso traduz-se em tudo na vida, logo também na forma como lidamos com os nossos problemas, com as contrariedades da nossa vida. Da nossa, e da dos outros que nos rodeiam. Sim, porque quantas vezes nos queixamos dos problemas dos outros, que são uns coitadinhos, que não mereciam, que azar que tiveram, sem perceber que para os próprios, aquilo não é problema nenhum... Escrevo isto e ocorrem-me as gravidezes por exemplo, as minhas e de outras tantas amigas que "coitadas" têm mais filhos do que a média... "Coitada" é a expressão mais frequente que se ouve, quando se conta a alguém (daqueles para quem os problemas são MUITO GRANDES) que se está à espera do 3º, do 4º, do 5º... as do 6º já estão completamente loucas e as que vão ao 7º umas irresponsáveis na certa.
Problemas aos olhos de uns, dons aos olhos de outros, contra-tempos para uns, oportunidades para outros, desgraças para uns, alegrias para outros.

5 comentários:

Anónimo disse...

Muito obrigada por este belíssimo texto. Fez-me um bem imenso lê-lo neste dia... que foi difícil... Bem-haja!

alexandrachumbo disse...

e a mim faz-me muito bem saber que alguém me lê... obrigada!

Sara P. disse...

Eu tb te leio!!!! E sabes que mais tb concordo contigo... ter fé não nos tira as pedras do caminho, apenas nos ajuda a fazer delas uma escada... e com isto lembrei-me de um poema lindo de Fernando Sabino:

De tudo ficaram três coisas...
A certeza de que estamos começando...
A certeza de que é preciso continuar...
A certeza de que podemos ser interrompidos
antes de terminar...
Façamos da interrupção um caminho novo...
Da queda, um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro!

Beijinhos e até amanhã!!!

alexandrachumbo disse...

:)

Edu disse...

Eu também penso muito nessas coitadas... ;-)