terça-feira, 31 de maio de 2016

10 coisas que deve saber sobre Pablo Picaso

Pintor moderno e extravagante, sempre à frente dos seus contemporâneos e na vanguarda das artes plásticas.

#1 Nome


Pablo Ruiz Picasso

O seu nome completo encontra-se aqui
Nasceu em Málaga, 25 de outubro de 1881 e morre em Mougins, 8 de Abril de 1973. Estudou Belas-Artes na cidade onde nasceu. Completa a sua formação académica em Barcelona. Revolucionador das artes plásticas responsável por importantes avanços na pintura. Escultor, artista gráfico e ceramista. 
Existem 4 períodos marcantes no ideário pictórico de Pablo:
Período azul [1901-1904] I Período rosa [1904-1906] I Período Africano [1907-1909] I Cubismo analítico [1909-1912] e sintético [1912-1919]

#2 ADN

Família ligada à pintura. José Ruiz Blasco,o seu Pai era professor de Desenho em Málaga, Corunha e Barcelona. 
Desde criança,Picasso, teria um talento natural de exprimir a sua realidade envolvente, através da pintura. 

#3 Enigmas

Picasso produziu um número surpreendente de obras - no total, mais de 45.000. Imagina-se que ter-se-ia que alugar o Empire State Building para expor todas as obras. O seu legado inclui 1.885 pinturas, 1.228 esculturas, 7.089 desenhos, 30.000 gravuras, 150 cadernos e 3.222 obras de cerâmica. Picasso viveu e trabalhou em cerca de 20 locais de 1900 a 1973. Em 1980, a herança Picasso foi avaliada em 250 milhões dólares, mas os especialistas dizem que o verdadeiro valor estica-se para a casa dos bilhões.


#4 Influências

O desenvolvimento do cubismo foi dado por Georges Braque e em parte por Juan Gris. A partir de 1907 foi Picasso que tomou as rédeas. O cubismo foi seguramente a pedra angular para atingir o perfeccionismo dotado.

#5 Um ícone para todos  

O seu talento era visível a todos os quadrantes da sua vida e o resultado está à vista - é um pintor conhecido mundialmente. Veste bem o papel de pintor revolucionário e moderno. A carreira convencional e artística não lhe convenceram e seguiu o seu estilo que lhe corria nas veias. Picasso retrata a sua obra como um método de representação da realidade de forma coerente e superficial. 
Les Demoiselles d'Avignon, a obra pioneira e bastante conhecida, será o trabalho que desvenda alguns traços do movimento - cubismo. Picasso traz uma nova ordem ao cubismo com nuances de não naturalista e cúmplice da procura de uma pintura sintética.
Até à data da 1ª Guerra mundial, Picasso e Georges Braque cruzam as suas ideias de evolução nos toques de pintura e pintam os objetos de estudo, tal como são observados e representam-nos como os conhecem. Telas como uma identidade própria e desligada da ordem da realidade.

#6 Inspirações         

Tentar perceber um quadro de ordem cubista é entrar num jogo de ideias que têm respostas ilimitadas. O cubismo é um jogo de antítese perfeito. Isto é, um objeto côncavo pode representar-se convexo. Às suas obras Picasso foi ainda mais longe e incorporou os papeis pintados, maços de cigarros e outros objetos do dia-a-dia. Picasso e Braque introduziram duas formas de pintura - o collage e papier collé.

#7 Frase

“Eu não procuro: encontro"

Picasso com Paloma e Claude na Villa la Galloise, 1953




































#8 Anos de boémia

Em Barcelona, a capital da vida boémia, Picasso sentia-se em casa na cervejaria 4 Gats, onde fez grandes amigos.

#9 Últimos anos

A cerâmica e a escultura foram outros interesses que ocuparam os seus últimos anos de glória na vida de arte moderna, que Picasso escolhera. O seu ideário pictórico resumiu-se a uma caminhada tranquila e a uma forte liberdade de filtrar a realidade e transpor em vários trabalhos, e por isso, é , hoje,  reconhecido pelo mundo inteiro.
O mercado de arte de Picasso inclui colecionadores da China, Indonésia, Médio Oriente e ainda Rússia. A maior parte dos colecionadores preferem o fim do seu legado, a partir dos anos 1950 e 1960. Os russos têm especial preferência pelo período azul e rosa . Marc Blondeau afirma que "Se Picasso estivesse vivo, seria um dos 10 homens mais ricos do mundo. "

Rico ou não, é seguro que deixou uma riqueza incalculável na arte contemporânea.




#10 Obra


Cenas de corrida, 1901

A doente, 1899


The artist’s Le Rêve, 1932


Les Demoiselles d'Avignon,1907

Mãe junto do Mar, 1902

Guernica,1937


Menina com Bandolim,1910

Pablo (filho mais velho do pintor) vestido de Arlequim, 1924

Busto da Mulher com chapéu,1962



Voltem sempre!!


Texto-source- Grandes Pintores do século XX + Vanity Fair
imagens - google

Sem comentários: