domingo, 9 de dezembro de 2012

Hoje

Acordar de noite, tomar o pequeno-almoço a horas impróprias.

Missa de madrugada. Linda, simples, cheia de paz e silêncio. Que falta nos faz!

Deixar o marido no trabalho menos de madrugada, mas ainda com o sol por nascer.

Voltar para ao pé de casa, pegar na Pipoca e dar um pulo até à A Padaria Portuguesa, para comprar pão quentinho, que o marido desta vez não fez pão para a sua mulher. E eu, que até sou miúda de fazer tudo na cozinha, o pão, deixo-o para quem sabe fazer melhor do que ninguém.
E ainda bem que é a única padaria aberta ao Domingo (mentira, a EspigaSol, mesmo em frente também está), porque é a que tem o ambiente mais giro e mais natalício que se pode encontrar!!

A caminho de casa, descobri que o acesso estava cortado.
Toca a tentar outro caminho. Cortado.
Outro. Cortado. Outro. Cortado.
What?????? Ando às voltas de minha casa e não consigo chegar à rua???
O pensamento vem logo: PORQUE RAIO FUI EU COMPRAR PÃO??
E o senhor agente acalma: os acessos estão todos cortados desde as 7h45 porque há uma corrida a passar MESMO em frente a minha casa. E por isso, nem me podem deixar, por especial favor, pisar o terreno proibido.
Já que estava perto, passei pelo Comando da PSP para fazer queixa. Tinha o acesso vedado ao meu domicílio, ainda que indirectamente, e não me podia dar ao luxo de estacionar a quilómetros de casa, para, de barriga e com uma criança linda e pesadinha ao colo, fazer eu a minha prova de cargas, versão jogging, do dia.
Mas não havia lugar para estacionar e não me apetecia entrar lá para fazer uma queixa e voltar com uma multa choruda para pagar por estar mal-estacionada. Adiante.
Pois bem, descobri que há vários caminhos que podem dar a nossa casa, muitos mesmo, mas havia um que tinha escapado à territorialidade destes senhores do fitness.
Consegui chegar a casa às 10h15. Saí da padaria às 8h30. Valeram-me os pãezinhos que serviram de pequeno-almoço à baby bem-humorada, que sempre que nos via a aproximar de um polícia de colete fluorescente, dizia: "Oh, não!".

Um último recado para o senhores que organizam estas corridas, e que sei que vai ofender muita gente: vão passear para outro lado, literalmente. De preferência longe de locais habitacionais. Toca a fazer corta-matos nas pistas de corrida de Monsanto, mini-maratonas à beira Tejo, corridas no paredão...
Mas atrapalhar a vida dos outros para correr num dia dedicado ao descanso, não obrigada.

7 comentários:

Anónimo disse...

oh... o marido trabalha ao Domingo? :( Sabe bem ir à Missa logo bem cedo, não é? Mas não sabia que havia missas antes das 9h?! Só no centro de Lisboa, não? Por acaso gostava de saber!!
Espero que apesar desses contratempos tenha podido desfrutar do pão quentinho, da "Pipoca" e do marido que chegou a casa dps de um dia de trabalho.
Uma boa semana. :)

Catarina Nicolau Campos disse...

O marido tem uma profissão que implica disponibilidade permanente, e às vezes é assim. Há profissões piores :)
Há Missas cedinho nas Servas de Maria, nas Clarissas e noutras ordens. Também há na Igreja de S. Domingos, na Baixa, mas às 8h30.
Se procurar num convento ou carmelo que tiver por perto, vai ver que vai encontrar também. Elas costumam começar o dia bem cedo, e com Missa.
Muito obrigada e uma boa semana também para si : )

Anónimo disse...

Obrigado! Vou espreitar! Dá jeito e também prefiro ir à Missa logo de manhã, bem cedo. Obrigada pela forma querida como respondeu. :)

Anónimo disse...

Uma curiosidade apenas e só: enquanto foi levar o marido ao trabalho e esteve a assistir à missa, e só depois voltou a casa para ir buscar a menina e irem as duas ao pão, depreendo que a Pipoca não ficou sozinha em casa. Acredito que alguém ficou com a menina, não fosse acordar a qualquer momento, nunca se sabe...
Além de que, conscientemente, ninguem deixa um bebé sozinho em casa, e acredito que a Catarina é uma Mãe bastante consciente. Obg.

Catarina Nicolau Campos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Catarina Nicolau Campos disse...

Querido Anónimo, muito obrigada pelo seu interesse na minha vida e no bem estar da minha filha.
Contudo, acho que a minha intimidade familiar só deve ser exposta dentro dos limites que eu imponho. Extravasando esses limites, mas para que não fique com dúvidas sobre a minha idoneidade materna, a bebé esteve sempre comigo, como aliás costuma estar, a dormir.
:)

Anónimo disse...

Obrigada pela sinceridade da sua resposta. Votos de um Santo Natal para si e Família.