quinta-feira, 12 de abril de 2012

Doidas, doidas, doidas andam as galinhas

Procurei a notícia em toda a parte mas não encontrei. Contudo, é um facto e foi noticiado nesse dia em tudo quanto era serviço noticioso. E foi na semana passada.

Os ovos subiram dramaticamente de preço. Tudo bem até aí, dirão. Num contexto de recessão, é o bê-á-bá de todos os dias: o leite sobe, os congelados, o pão, a fruta, a gasolina, etc.
Eu não pesco nada de Economia, mas normalmente os preços sobem porque, por alguma razão, aumentaram os seus custos de produção e isso reflecte-se no preço final, ou ainda por via de imposto ao consumo, para aumentar o auferimento de receitas do Estado.
Pois bem, o caso dos ovos encaixa-se precisamente na primeira hipótese de subida dos custos de produção. O problema é a causa.
 E por que razão subiram os custos de produção dos ovos, perguntam as queridas leitoras deste blog? E eu respondo: subiram porque a União Europeia decidiu emitir uma directiva quanto às condições de trabalho das galinhas poedeiras, que faz com que os produtores portugueses tenham que despender dinheiro extraordinário para melhorar consideravelmente as suas capoeiras, para que as suas galinhas possam pôr ovos em condições agradáveis e confortáveis, qual parto na Cuf Descobertas.

Nada contra as galinhas poedeiras, tenho dito. Mas, sinceramente, com uma crise tão séria, parece-me que este tipo de directivas pisa o limite do absurdo...há famílias que passam sérias dificuldades e que possivelmente tinham nos ovos uma das poucas fontes de proteína acessíveis para o seu rendimento e que agora vão ter sérias dificuldades em manter as suas opções de compra. Tudo porque os senhores comissários de Bruxelas se lembraram que esta era uma boa altura para atentar nos direitos inalienáveis das galinhas poedeiras.
E esta situação, toda ela surreal, assume contornos de maior gravidade ainda: a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, já veio dizer que, com estas medidas, o mais provável é que Portugal, que tem sido até agora país exportador de ovos, passe a ser importador, na medida em que o encarecimento dos custos de produção é tal que fica mais barato mandar vir os ovos do estrangeiro. Isto faz sentido? Eu acho que não...Como digo, nada percebo de animais e acredito mesmo que as galinhas poedeiras merecem mais e melhor. Mas não agora.

1 comentário:

CM disse...

Ainda só mais uma curiosidade, efectivamente uma parte da nossa produção sempre foi para exportação, mas desde Janeiro que essa parte disparou, nomeadamente para os países Asiáticos, o que logo nessa altura fez também disparar os preços e escassear a oferta.
Para mim foi grave, pois cá em casa somos grandes consumidores de ovos. E houve uma altura em que mesmo a um preço elevado tive dificuldade em encontrá-los!!!