quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

SHENG NU

Aproveitando para vir matar saudades e dar um grande beijo de Parabéns à Dita, deixo um texto do meu blog, escrito hoje, que se aplica 249% a este blog, feito de mulheres independententes, espertas, queridas. Boas mulheres. Continuo a passar aqui, todos os dias!

Têm mais de 27 anos. São mulheres. Estão solteiras.
Podem trabalhar numa multinacional de sucesso.
Podem ter um número inacreditável de amigos.
Podem ser mentes brilhantes.
Podem ser de filme, a todos os níveis.

Mas não interessa, nada disto interessa.
Se têm mais de 27 anos, são mulheres e estão solteiras, estão catalogadas pelo povo como Sheng Nuleftover woman.

Tudo começou em 2007, em que o termo correu de boca em boca. O mesmo ano em que o Governo veio lembrar que o número de abortos verificados, pela política do filho único, estavam a prejudicar a população, enviesando-a: cada vez se viam mais crianças do sexo masculino e miúdas, nada. Os números? Existem atualmente, mais 20 Milhões de homens abaixo dos 30 do que mulheres abaixo dos 30 anos. Os resultados? Uma em cada cinco mulheres, entre os 25-29 anos não é casada. Uma em cada cinco mulheres, é considerada um leftover da sociedade. A pressão, a cada ano que passa, é abismal - há uma vontade crescente de encontrar a cara metade. Até o apregoado site feminista do Governo, All-China Women’s Federation, publicou artigos sobre as leftover woman, até ter recebido suficientes queixas por parte das mulheres e ter retirado os artigos.

Os casamentos na China são considerados marry down, ou seja, os homens de qualidade A, casam com mulheres de qualidade B, os homens de qualidade B casam com mulheres de qualidade C e continuando, até à qualidade D. Assim, os solteiros na China, a grande maioria, são mulheres de qualidade A e homens de qualidade D. O problema (um dos) surge quando o Governo procura a todo o gás que as gerações futuras advenham dessas mesmas mulheres de qualidade A – educadas, com nível escolar superior, top minds que poderão mudar a China no Mundo, caso lhes seja dada a oportunidade.

Próximo passo? Matchmaking events! São a última grande atração do Governo, onde se misturam qualidades que possam dar um grande cocktail nacional. Como são feitos os convites? Quem escolhe as "qualidades"? Tenho medo de investigar..

E no final, é como se uma mulher pudesse perder valor, com o passar dos anos. Como se ter mais idade fosse sinónimo de desgaste de qualidade, ao invés de maturidade.
E no final, é só triste.

in http://setegrausnegativos.blogspot.pt/

1 comentário:

kika disse...

Isto é impressionante!!!