sábado, 26 de maio de 2012

Miúdos e telemóveis... e...

Gostava de entender o fascínio que um bebé, uma criança pequena tem, por um "simples" telemóvel, ou ainda, por um "simples" comando de televisão. Há brinquedos super coloridos, amarelos, verdes, azulão, laranja, com cheiros, com música, tudo pensado para os pequenos petizes e... nada parece ter o fascínio de um comando, um telemóvel, um teclado. Serão os botões? Será o facto de não querermos que eles toquem invocando a velha máxima do "fruto proibido ser o mais apetecido"? Quando estudamos desenvolvimento infantil, de facto não estudamos este fascínio, mas é um facto consumado que ele existe. Existe e sinceramente, não me agrada. Com tanta coisa tão gira, tão didáctica para explorar, porque raio é que um objecto sem graça, cinzento, ganha pontos com tanta facilidade e sorrisos absolutamente irresistiveis? Estou cansada de observar, de dar voltas à cabeça, de utilizar estratégias e maroscas e nada me esclarece. Assusta-me a tecnologia. Confesso, assusta-me que este fascínio nasça "com o nascimento" e cresça com "o crescimento". Já penso na quantidade infindável de sms que vão enviar na adolescência, no tempo em frente à t.v. que querem e vão querer passar. Assusta-me que meçam amizades conforme o número de sms enviadas, e que quando estão juntos não saibam conversar. Assusta-me que não se perceba o silêncio. Que não se saiba "estar" ao pé de, sem pretensões e sem barulhos. Já pensei em esconder todos os comandos e telemóveis lá de casa, mas isto em mero devaneio imaginário, pois a ideia não seria exequível. Depois há sempre a questão de não querermos os filhos numa "redoma", de querermos que se apercebam do mundo tal como ele é e que saibam ser equilibrados. Tudo com bom senso, claro. Mas onde está ele? "Cadê" o bom bom senso nestes tempos que são os nossos cheios de tvs, psp, telemóveis, comandos e afins? Ás vezes apetece-me GRITAR, mas só o faço por dentro... é que o bom senso, ainda tem o seu lugar no meu cérebro e não me deixa transparecer aquilo que não é produtivo...

2 comentários:

Maria disse...

"O bom senso, ainda tem o seu lugar no meu cérebro e não me deixa transparecer aquilo que não é produtivo..." Vou pensar muito nisto. Muito mesmo. Obrigada querida Alexandra!

Catarina Nicolau Campos disse...

Xana, tal e qual.
Fora os problemas que o contacto próximo de telemóveis com as crianças podem provocar e que já estão provados.
E dizer isto constantemente a primas e avós, que os dão para as mãos, e depois pedimos para tirar, e depois há choradeiras sem fim...?
E o pior é que explicar que a interferência das radiações na fase acelerada do desenvolvimento celular nas crianças pode ser realmente nociva só CAI EM ORELHAS MOUCAS!!
A Pi com um ano já pega nos telemóveis, leva aos ouvido e diz "Táaaa?" Toda a gente acha um piadão e quanto mais se riem, mais ela faz... É um desespero.
Entendo-te tão bem quando dizes que gritas por dentro...