domingo, 27 de maio de 2012

O tesouro ao nosso alcance

1.º A definição (viva a wikipédia que nunca imaginei tão completa!)

A amizade é uma relação entre duas pessoas que partilham uma afeição mútua. Resulta normalmente de um conjunto de caraterísticas regularmente demonstradas: tendência para desejar o que é melhor para a outra, simpatia e empatia, honestidade, mesmo em situações em que seria difícil para outros dizer a verdade, compreensão, gostar de estar, confiança, reciprocidade positiva entre as duas pessoas, capacidade de ser eu mesma, de expressar os meus sentimentos e de cometer erros sem medo de ser julgada por isso.

2.º As minhas conclusões

A amizade não tem nada de simples nem de imediato. É a melhor coisa do mundo mas, como todas as coisas realmente boas, não se consegue sem esforço. A amizade resulta de uma construção permanente, resulta da capacidade de ser criativa e de ter atenção a cada pormenor. A amizade não é egoísta, não vira as costas quando discorda da atitude ou do comportamento da outra. Uma amiga desafia, confronta: está aberta a influenciar e a deixar-se influenciar.

Eu sei que isto parece um conjunto de frases bonitas, mas é tão difícil de pôr - verdadeiramente - em prática! Tão fácil virar as costas quando alguma coisa irrita, deixando de pensar no bem da pessoa a quem chamamos amiga. Mas depois, o pensamento leva às razões da amizade, ao amor que está por detrás da preocupação, e à palavra sempre associada: sacrifício. Aquela pessoa tem o direito de ouvir a verdade, e ouvi-la da boca daquele que se diz seu amigo.

3.º Obrigada!

... às três pelo tão bom lanche de hoje. Por me mostrarem, com o vosso exemplo, a alegria de ser e ter ao lado mulheres a quem podemos chamar, orgulhosamente, amigas. E obrigada também a ti, por me ajudares a pôr as ideias em ordem, como de resto sempre fazes.

3 comentários:

alexandrachumbo disse...

na amizade, tal como no amor, queremos de facto o bem do outro não é? por isso somos capazes de ir ver aquele filme que não gostariamos, de ir àquele restaurante que o outro/a adora e que nós não gostamos nada... somos capazes de dar o melhor ao outro e ficar mais felizes do que se ficassemos nós com "esse melhor" e que bem que sabe a amizade! :) Bjs T.HU e dessas amigas como as tuas, eu, graças a Deus tb tenho!!!

Eva disse...

I am proud to call you a friend, too!!
E

Anónimo disse...

Thank you my dear!