segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Vestir bem

      Um dia ouvi algo um pouco óbvio e até, inconscientemente, sabido, mas que me ficou gravado na memória: "vestir bem é uma questão de caridade". 

      A partir daí, "vestir bem" adquiriu, para mim, uma nova força e uma nova perspectiva: já não era apenas uma questão de ser mais ou menos vaidosa, ou de ter mais ou menos interesse pela moda, roupas, acessórios, etc, nem por vontade de ser admirada pelas outras pessoas, nem pela maior ou menor paciência com que estivesse para esse assunto... mas por uma questão de caridade. De sair de mim própria e pensar nos outros. De vontade de fazer a vida mais agradável a quem comigo se cruzasse. De interesse verdadeiro pelo BEM do outro.
      O que é que esta nova perspectiva implica? Que vestir bem, estar arranjada, gira!, passa a ser um serviço! 

      A leitora pode estar a pensar com os seus botões: "que exagero!" Se sim, pense comigo o que se evitaria se todas as mulheres se vestissem pensando no impacto/ mal / bem que podem causar aos outros: acabavam-se os decotes, as saias curtas, as transparências e afins... Pelo mal que isso pode causar e não só: também porque um exterior "vestido" ajuda os outros a centrarem-se não no que somos aparentemente, mas no que somos interiormente e realmente, o que será bem mais enriquecedor...
      
      Por outro lado, se me visto a pensar no bem dos outros, vestir bem estará menos condicionado pelo meu estado de espírito, pelo cansaço ou preguiça, desleixo, ou pela maior ou menor paciência para me arranjar, ou para me enfiar no meio da confusão dos saldos... 
      
      Simultaneamente, estar gira, na moda, sem ter que recorrer a saias que parecem cintos, ou a usar calções em pleno Inverno, dá, no mínimo, bom exemplo e diz muito de nós, além de que o nosso olhar sobre a moda se tornará mais racional e não seremos nós para a moda mas a moda para nós!

Sem comentários: