terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Almoço Mulheres do Séc.XXI


A história destes almoços é no mínimo curiosa... é a história de 3 amigas, de 3 gerações diferentes, que se cruzaram na vida e cuja amizade foi crescendo... Vamos voltar atrás no tempo...
Confesso que desde que conheço o meu marido, achava muita piada ao jantar mensal de ex-alunos do Colégio Militar que teimam em manter, passados 17 anos, fielmente à 1ª sexta de cada mês. E até certo ponto invejava estes encontros masculinos, e de vez em quando vinha-me à cabeça a ideia "também hei-de fazer um só de mulheres"... A verdade é que o tempo foi passando, os filhos foram vindo, e a oportunidade para organizar grandes jantares no feminino nunca chegou.
Passados uns anos destes pensamentos, e com a manutenção do tal jantar de ex-alunos e consequentemente da minha certa invejazinha... ora vejam:
um dia estávamos na escola Val do Rio no Estoril onde dei algumas aulas em tempos que já lá vão, lembro-me como se fosse hoje... eu tinha na mão um Folheto de um projecto meu que é uma escola de pais e que se chama "Pais para o Séc.XXI" e a minha amiga Sofia estava a "queixar-se" que tinha ido a uma loja e que tinha assistido a uma série de "conversas fúteis" (estou a abreviar) entre as várias mulheres presentes. Completamente desenquadrada daqueles valores "modernos" estava a desabafar conosco em como por instantes se tinha sentido sozinha no mundo. Lembro-me que lhe dissémos logo que não estava só, estávamos com ela, e como nós havia de haver muitas e muitas, umas mais apagadas, outras mais activas, mas que essa espécie "rara" apelidada de Mulher com Valores andava por aí mais do que se podia imaginar. E daí ao primeiro almoço foi um FlaSh :) Disse-lhe logo, Sofia, vais ver que somos muitas porque nós vamos juntar-nos, vamos juntar amigas de Valores e vamos perceber todas que não estamos sós! Ela olhou para o folheto que eu tinha na mão e disse:"E vamos ser as Mulheres do Séc.XXI" e riu-se... e assim foi! Combinámos então que iamos organizar um almoço, só de mulheres, a ideia era cada uma dizer a umas amigas, puchámos das agendas e acertámos logo ali uma data, e assim foi... lembro-me de que quando falámos para saber como estavam as inscrições, ficámos espantadas umas com as outras... todas tinham dito a algumas amigas, que tinham gostado tanto da ideia que tinham dito a outras amigas, que tinham posto o mail a circular e já tinhamos amigas que não conheciamos a perguntar se podiam também ir ao nosso almoço. E assim foi o 1º almoço da Nossa Rede Social MSXXI em busca dos Valores... um almoço que era para ser para "meia duzia" juntou 122 mulheres a comer caldo verde, prego no pão e umas fatias de laranja. A afluência foi tal que muitas comeram de pé pois já não havia mais lugares no restaurante... no fim pensámos o óbvio "não podemos parar" "isto superou todas as expectativas" "as mulheres precisam destas coisas" ... (to be continued)

4 comentários:

TF disse...

Que espectáculo! Não fazia ideia! Parabéns!! :)

Anónimo disse...

Também não fazia ideia que tinha começado assim! Mulheres sonhadoras que põem as ideias em prática, que bom que é ler estas coisas! Faz-nos bem à alma. Obrigada e parabéns!

Maria disse...

Querida Alexandra: há muito mais, infinitamente mais mulheres com valores, ou talvez, à procura de valores do que nós algum dia imaginamos. É que à hora da verdade todas querem o mesmo: ser felizes. E não conseguem sem valores.O que é preciso é inciativas como esta. Força! Força! Força! É assim que se muda o mundo. Beijinho grande e muitos parabéns.

Dita disse...

Amanhã lá estarei...