quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Moda & Política

Moda & Politica, porque não?
Na crónica de Manuel Serrão, sobre o vestido da nossa Ministra Assunção Cristas, é claro o impacto que tem uma roupa, a mensagem que transmite.
Um vestido também pode ter uma mensagem verdadeiramente politica-protecionistas-económica: as pêras Rocha's do vestido da Ministra.



"A propósito de um vestido estampado com pera-rocha que a ministra Assunção Cristas usou no Algarve (...) vou tentar explicar porque é que fazer bem em Portugal passa muitas vezes por "vestir a camisola" e despir os preconceitos.
Vestir a camisola - Assisti "in loco" ao desfile da coleção que a estilista Katty Xiomara concebeu e produziu para o jantar oficial que consagrou a presença de Portugal como país convidado da Fruit Logístic, a maior feira mundial de frutas e legumes, que se realizou em Berlim no início do ano. Sou por isso testemunha da surpresa e agrado generalizado do sucesso que constituiu essa iniciativa da Portugal Fresh junto de uma vasta plateia de produtores agroalimentares, agentes e compradores do setor. Na mesa de honra, entre outras personalidades, estava o ministro alemão da Agricultura, o número dois do Governo português, Paulo Portas, e Assunção Cristas. Na circunstância, fui portador dos cumprimentos e parabéns dos dois membros do Governo luso para a minha amiga Katty Xiomara, que só não esteve em Berlim porque estava na mesma semana a expor numa feira de moda em Londres. Em conversa rápida no final do desfile, Assunção Cristas confidenciou ao presidente da associação de produtores responsável pela presença dos portugueses na feira alemã, que tinha gostado tanto do que viu que não se importaria de usar um dos vestidos se eles estivessem à venda.
Efetivamente o conjunto de coordenados encomendados pela Portugal Fresh à conhecida estilista portuense eram modelos únicos, todos com estampados de frutas e legumes nacionais e apenas destinados ao fim descrito. Mas as palavras da ministra não caíram em saco roto e algum tempo depois, Manuel Évora e Gonçalo Santos Andrade, presidente e diretor-geral da Portugal Fresh, foram com Katty Xiomara entregar a Assunção Cristas alguns dos vestidos que integravam a coleção. Devo confessar que sempre julguei que a simpatia da ministra ficaria por aí e fiquei sinceramente espantado quando a vi em público, nas televisões e nos jornais, com um desses modelos vestidos. Que bem lhe ficava!
Numa época em que precisamos tanto de políticos que façam o que prometem e que sejam capazes de despir alguns preconceitos para afirmar o que Portugal faz bem, esta atitude da ministra Assunção Cristas calou bem fundo certamente nos produtores portugueses, que tanto têm lutado para promover as suas frutas e legumes no país e no estrangeiro. Neste momento muitos hão de estar a dizer que têm uma ministra... e peras! (...)"
Manuel Serrão, Uma ministra e peras
Tirado d'AQUI: Povo 

2 comentários:

Maria disse...

Muito bom. Muito bom, mesmo!!!!

M. dita disse...

Também vejo a Isabel naquele vestido! Baijinho