sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Chuva de Verão | Some people feel the rain. Others just get wet

 
Bob Marley disse uma vez: "Some people feel the rain. Others just get wet!" Eu acho que sou daquele primeiro grupo de pessoas: os que sentem a chuva.
 
Para um açoriano a chuva faz parte da sua entidade, "num dia só, faz as 4 estações do ano" dizem os velhos ilhéus. E eu gosto da chuva. Gosto do barulho quando bate nos vidros. Gosto quando entra pelas gretas das pedras e pelas beiras das janelas. Gosto quando vem sem avisar, e eu só percebi depois que aquele era o melhor momento para refrescar as ideias.
 
 
Gosto do arco-íris que vem depois da chuva. Gosto daquele cheiro a petrichor (em grego: πέτρᾱ; transl.: pétrā, trad.: "pedra" + em grego: ἰχώρ; transl.: ichṓr; trad.: "fluido eterno", "sangue dos deuses" é o nome do aroma que a chuva provoca ao cair em solo seco.) Gosto daquele ducho de água quente depois de ter sido apanhada no meio da tempestade. Gosto de me sentir segura em casa enquanto chove. Gosto de estar a ler ao som do barulho dos pingos. Gosto de beber um chá enquanto chove, porque o chá fica com mais sabor.
 
 
Mas ontem a aventura foi maior, correr com a chuva, era de noite sem ninguém na cidade, que sorte, tinha Angra do Heroísmo só para mim, musica a minha companhia, com a certeza que os poucos a passar de carro duvidavam da minha lucidez,  e a chuva batia-me, disfarçava o esforço, dando vontade de aumentar a velocidade, "só vou dar uma volta pequenina, só mesmo para desanuviar" - mas estava bom de mais e não há nada melhor do que ir ver a chuva bater no mar, aquele cheiro aquela imagem, "vamos até à costa", mais uma corrida, ainda por cima os barcos não partiram para o mar-alto, os pescadores não arriscaram as inchas de Agosto, e a cidade era só minha.... e da chuva... porque Bob Marley disse uma vez: "algumas pessoas sentem a chuva. Outras apenas se molham!"



 

2 comentários:

Anónimo disse...

Lindo ! Benedita Que sorte aproveita!

M. dita disse...

Anónimo Obrigada :)