quarta-feira, 13 de abril de 2016

Fado no sotão


Entre arrumações não se encontra um quadro de Caravaggio, mas sim uma letra castiça de um fado antigo.



“Porque cantamos o fado
Falam de mim e de ti
Não te dê isso cuidado
Põe as intrigas de lado
Não dês ouvidos …..sorri

Põe o xaile de toquim
E vamos os dois ao baile
Enfeita-te só para mim
Gosto que sejas assim
Adoro ver-te de xaile

Ri sempre que te apeteça
Faz como eu, que não ligo
Ainda que pareça
Se perdermos a cabeça
Isso é comigo e contigo

Domingo, se Deus quizer
Vamos os dois à corrida
Todo o mundo há-de saber
Que és a única mulher
Por quem me perco na vida”












(letra incompleta)



Existem várias teorias à volta da origem do Fado, do latim fatum, i.e., destino.Nas ruas de Lisboa o Fado só passou a ser conhecido, após 1840, através do Fado do Marinheiro, cantado pelos marinheiros na proa dos navios aquando das suas fainas, e que mais tarde influenciou outros tipos de fado, como o fado corrido ou da cotovia. Os fadistas eram conhecidos pelo seu modo de trajar. 


Sem comentários: