terça-feira, 7 de maio de 2013

Brazelton em Portugal

Hoje estive numa conferência fora de série, não fosse ele mesmo, o próprio Brazelton, nos seus 95 anos que está em Portugal.
Vejam só o Título deste encontro internacional: "Valuing Baby and Family Passion Towards a Science of Happiness", é ou não é, logo à partida um título feliz e inspirador?
Inspiradores foram também os oradores de hoje, não só o próprio Brazelton, mas também todos os outros conferencistas.
Alguns apontamentos (daqueles menos técnicos e mais práticos) que podem interessar a quem passa por aqui:
Segundo o Brazelton, as crianças não devem ver mais do que 1 hora (sim, leram bem, 1 hora) de TV por dia, e depois dessa hora de TV, os pais devem sentar-se com elas e perguntar o que estiveram a ver, o que acharam do que viram, and so on...
A escola de uma forma geral - e a portuguesa não foge à regra - não está pensada para as famílias, na medida em que exclui os pais dos processos educativos... centra-se demasiado na criança e "esquece-se" de fazer dos pais seus aliados (Big "mustake":).
Deixou muitas mensagens, mas como mãe e como técnica da área, esta marcou-me especialmente:
"Que futuro querem que tenham as nossas crianças, o nosso mundo, quando aquelas que são diferentes (patologias/atrasos/etc) não são tratadas como mais valias mas como empecilhos?" - foi qualquer coisa assim :) Gostei, Parabéns à organização, amanhã lá estarei, esperando não apanhar tanto trânsito para a ponte como hoje, que isto esta manhã estava COMPLICADO na 25 de abril...

Sem comentários: