terça-feira, 23 de maio de 2017

Não me perguntes o que Portugal pode fazer por ti | Carlos Melo Brito


O que é interessante é que a imagem de Portugal nestes dois países é muito melhor do que aquilo que por vezes se imagina. O mesmo acontecendo, aliás, em dezenas de outros por onde tenho passado.
Ora isto vem a propósito da imagem da marca Portugal. Quem constrói essa imagem? São os governos, o atual e os passados? São as campanhas de marketing turístico? São as políticas de atração de investimento estrangeiro? Sem dúvida que tudo isso é importante mas há muito mais. Somos todos nós, sejamos empresários, operários, médicos, engenheiros, professores ou estudantes. São as nossas organizações, sejam públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos. Somos todos os “Cristianos Ronaldos” que, dentro do seu campo de atuação, têm o dever de fazer forte a nossa imagem lá fora – e também cá dentro!

Em suma, e pedindo emprestada a JFK a inspiração, a força da nossa marca país decorre não daquilo que o país faz por nós, mas daquilo que nós fazemos pelo país. Esse é o marketing mais forte e eficaz que Portugal pode ter. E que vai favorecer a competitividade da nossa economia e, consequentemente, o nível de desenvolvimento a que podemos aspirar.

Carlos Melo Brito, Pró-Reitor da Universidade do Porto

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